+351 244 555 060 | vidromecanica@vidromecanica.com
 
Notícias

O Vidro

O Vidro

As fábricas de vidro modernas tem capacidade para fazer milhões de embalagens de vidro por dia com cores diferentes, mas verde, castanho e claro são as mais populares.

Poucos de nós conseguem imaginar a vida moderna sem vidro. É característica de quase todos os aspectos da nossa vida – no nosso lar, nos nossos carros e de cada vez que nos sentamos para tomar uma refeição ou uma bebida. A embalagem de vidro é utilizada para muitos produtos, vinhos, bebidas espirituosas e cervejas vêem em vidro bem como os medicamentos e cosméticos já para não falar de produtos alimentares.

Com a crescente preocupação dos consumidores pelo meio ambiente, o vidro deu prova de ser o material ideal para reciclar. A reciclagem do vidro é uma boa notícia para o meio ambiente. Evita que as embalagens de vidro sejam levadas para um aterro e é necessária menos energia para fundir o vidro reciclado do que para fundir matéria prima, logo poupamos energia. A reciclagem reduz também a necessidade de matéria prima a ser explorada, poupando os nossos preciosos recursos.

 

TIPOS DE VIDRO

Existem muitos tipos de vidro com propriedades químicas e físicas diferentes. Cada um pode ser feito através de ajustamento adequado de compostos químicos, embora os principais tipos de vidro sejam:

  • Vidro comercial ou sodo-cálcico
  • Vidro de chumbo
  • Vidro de borosilicato
  • Fibra de vidro

 

O vidro pode ser tratado para corresponder a quase todos os requisitos. Para muitas aplicações na química, farmácia, indústrias eléctrica e electrónica, óptica, indústrias de construção e iluminação, vidro, ou a nova família de materiais conhecida por cerâmica do vidro, pode ser o único material prático para o uso do engenheiro.

Hoje em dia o casco reciclado ou da recolha de lixo, conhecidos como fragmentos de vidro, são usados para fazer vidro novo. Utilizar o casco traz muitos benefícios ambientais, conserva a paisagem ao reduzir a indústria mineira e, porque o casco derrete mais facilmente, poupa energia e reduz emissões.

Pode ser adicionada quase qualquer proporção de casco à mistura (a chamada composição), desde que esteja na condição certa, e vidro verde feito a partir da composição contendo 85% a 90% de casco é comum.

Embora o vidro reciclado possa ser fornecido por muitos fornecedores do mundo, pode ser utilizado por qualquer produtor de vidro, uma vez que a composição do vidro de embalagem é muito semelhante. No entanto, é importante que o vidro de cor não seja misturado e que o casco esteja livre de impurezas, especialmente metais e cerâmica.

Quando o vidro é feito é aquecido à volta de 1600ºC, matando qualquer bactéria.

Químicos orgânicos que possam estar presentes no vidro reciclado são queimados. Esta é a razão pela qual o vidro é utilizado para embalar produtos de elevada qualidade – porque não ocorre contaminação da embalagem. O vidro é elegante, e produtos embalados por vidro saltam à vista. Com formas únicas, as embalagens de vidro dão ao seu produto identidade e carácter. O vidro é reciclável: uma garrafa de vidro pode ser reciclada numa nova garrafa. Esta é a razão pela qual o vidro é um material respeitador do ambiente – agora e no futuro.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *